TOP 10 Al Pacino – Filmes, história, curiosidades!

Al_Pacino_1

Hoje vamos falar de um ícone no cinema mundial, o Ator Al Pacino.

Alfredo James Pacino nasceu em Nova Iorque em  25 de abril de 1940.  Sua carreira se firmou durante a década de 1970 e se tornou ícone do Cinema Mundial. Utilizando sempre um método  original de atuação, se tornou referência para muitos outros atores. Seus personagens ficaram famosos e se tornaram clássicos e fizeram dele uma lenda entre as estrelas de Hollywood. A qualidade das representações de Pacino, bem como a sua presença no grande ecrã, deram-lhe o estatuto de um dos melhores atores da história do cinema.

Filho de Salvatore Pacino e Rose Gerard, que se divorciaram quando ele ainda era criança. De ascendência italiana, o seu pai era de Corleone na Sicília e a sua mãe era filha de um italiano e de uma norte-americana de pais italianos. O ator tem quatro irmãs: Josette, Paula, Roberta e Desiree.

Apesar de ser um dos poucos atores a nunca ter se casado, é pai de Julie Marie (nascida em 1989), fruto do seu relacionamento com a professora de teatro Jan Tarrant. Com a atriz  Beverly D’Angelo é pai dos gémeos Olivia e Anton, nascidos no dia 25 de janeiro de 2001.

Curiosidades

*Recusou os papéis principais de Kramer vs Kramer, Apocalypse Now e Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Também não aceitou o papel de Chazz Palminteri em Os Suspeitos, e alega que é o projeto que mais se arrependeu de ter recusado.

*Seus avós maternos nasceram em uma pequena cidade na Sicília, chamada… Corleone.

No início de sua carreira, trabalhou – por pouco tempo – como comediante stand up.

*Ainda no início da carreira, pensou em mudar seu nome para Sonny Scott, para evitar ser estereotipado como italiano. Sonny é seu apelido de infância.

*Antes de começar a atuar, trabalhou como mensageiro, vendedor de sapatos, caixa de supermercado, engraxate e carregador de móveis.

*Foi preso e condenado em janeiro de 1961 por porte de armas.

Al Pacino predo

*É um fã ardoroso de William Shakespeare. 

*Um dos poucos astros hollywoodianos que nunca se casou.

*Em 1994, abandonou o hábito de fumar. Em meados dos anos 80, chegou a fumar quatro maços por dia.

*Durante as filmagens de Serpico, estava tão entregue ao seu personagem que chegou a ordenar que um caminhão parasse e ameaçou prender o motorista por irregularidades no veículo.

Top 10 Al Pacino:

10 – Você não conhece o Jack ( You Don’t know Jack) – 2012

You_Don't_Know_JackAl you dont

“Abordando um tema complexo e polêmico, o filme te mostra uma visão diferente em relação as pessoas doentes em estado terminal, elas tem o direito de decidir morrer em vez de ficar esperando muito tempo pela morte?”

Jack Kevorkian (Al Pacino) sempre defendeu que o ser humano tem o direito de morrer com dignidade, escolhendo a forma como deseja encerrar a vida diante de doenças terminais. Apoiado pelo amigo Neal Nicol (John Goodman) e por sua irmã Margo Janus (Brenda Vaccaro), ele passa a prestar uma “consultoria de morte”. Desta forma, Jack ajudou em mais de uma centena de suicídios assistidos, o que lhe rendeu o apelido de Dr. Morte. Em seu trabalho ele ganha o apoio de Janet Good (Susan Sarandon), a presidente do Hemlock Society, e a ira dos promotores locais, que abrem um processo contra Jack. O responsável por defendê-lo na corte é Geoffrey Fieger (Danny Huston), que precisa lidar não apenas com o processo em si mas também com a cobertura da mídia ao julgamento.

 

09 – Fogo Contra Fogo (Heat) – 1995

HeatHeat-1995-Al-Pacino_0

“Imagine o melhor policial/detetive da cidade atrás do melhor assaltante? Medindo forças em um plano altamente estratégico”

Em Los Angeles é cometido um assalto no qual são roubados US$ 1,6 milhão de títulos ao portador e três policiais são mortos no assalto. Assim, um detetive da Divisão de Roubo e Homicídio (Al Pacino) assume o caso. Apesar de contar com poucas pistas, de estar lidando com ladrões profissionais além de ter problemas em sua vida pessoal, ele tenta impedir que esta quadrilha continue operando

 

08 – Serpico (Serpico) – 1973

serpicoserpico5

“A história do “Policial Incorrupto”, Serpico inspirou alguns filmes com histórias semelhantes”

Na Nova York dos anos 70, Serpico (Al Pacino) é um policial jovem e idealista que, ao contrário de muitos de seus colegas, se nega a aceitar dinheiro oriundo da extorsão de criminosos locais. Com isso, ele passa a enfrentar a resistência de seus superiores em aceitar seus métodos pouco ortodoxos de combate ao crime e, mais, deixa clara a sua indignação diante da corrupção generalizada entre seus colegas da polícia, passando a colocar a própria vida em risco.

 

07 – Donnie Brasco (Donnie Brasco) – 1997

Donnie BrascoAL Donnie

“O plano de infiltrar um policial na Máfia quase foi por água abaixo”

Nos anos 70, policial (Johnny Depp) usa o nome de Donnie Brasco para infiltrar-se entre mafiosos. Um criminoso mais velho (Al Pacino) o toma sob sua tutela, ensinando-lhe os caminhos do crime. Mas ele coloca sua vida pessoal em xeque, pondo em risco sua missão.

 

06 – Um dia de cão (Dog Day Afternoon) – 1975

dog-day-afternoonAl um dia de cao

“Um roubo que deveria ter levado 10 minutos. 4 horas depois o banco parecia um espetáculo de circo. 8 horas depois era notícia em toda Rede de TV. 12 horas depois, se transformou em uma história emocionante”

Neste filme de Sidney Lumet, trás uma história de roubo de banco inusitada, e como sempre Al Pacino se destaca e traz um drama pouco convencional ao cinema.

 

05 – Advogado do Diabo (Devil’s Advocate) – 1997

devils_advocate_ver1Al Pacino Advogado

No papel do praticamente dono de tudo, Al Pacino dá uma forma inspiradora ao “famoso personagem”, e como sempre um toque a mais  em uma história de tirar o fôlego.

Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, contratado John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York a Babilônia. No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção sua mulher, enquanto que seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado.

 

04 – O Pagamento Final (Carlito’s Way) – 1993

carlitos_wayAl O Pagamento final

“O Diretor Brian de Palma nunca errou em suas parcerias com Al Pacino. Neste filme, uma história na busca por paz e  redenção, mas um passado nada orgulhoso volta para atormentar a vida que ele achou que tinha curado, o crime”

O advogado David Kleinfeld (Sean Penn) tira o gângster Carlito ‘Charlie’ Brigante (Al Pacino) da cadeia usando uma brecha na lei. De volta às ruas, Carlito sabe que gastou sua sorte e quer andar na linha pela primeira vez na vida. Seus planos mudam quando o advogado reaparece oferecendo uma proposta que lhe permitirá recomeçar do zero ao lado da namorada nas Bahamas.

 

03 – Perfume de Mulher (Scent of a Woman) – 1992

Scent of womanSscnt

“Neste filme, Al Pacino ganhou o Oscar de melhor ator. Interpretando um cego, Pacino precisou saber realmente o que era ser um, teve a ajuda de uma escola de cegos e passou boa parte dos dias com os olhos vendados. O ator afirmou que buscou realmente “tornar-se cego” durante as filmagens, utilizando o truque de não focar seus olhos em nada que estivesse em cena”

Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O’Donnell), um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de morrer. Porém, na viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade.

 

02 – Scarface (Scarface) – 1983

escarfaceAl Scarface

“Quem nunca ouviu falar do Tony Montana!? Al Pacino deu vida ao Cubano rabugento e quase sem sentimentos, um dos personagens mais conhecidos das telinhas. Outra parceria de sucesso com Brian de Palma, indiscutivelmente um dos melhores papeis interpretados pelo nosso querido Alfredo James Pacino”

Um criminoso cubano exilado (Al Pacino) vai para Miami e em pouco tempo está trabalhando para um chefão das drogas. Sua ascensão na quadrilha é meteórica, mas quando ele começa a sentir interesse na amante do chefe (Michelle Pfeiffer) este manda matá-lo. No entanto ele escapa do atentado, mata o mandante do crime, fica com a amante dele – mas simultaneamente sente desejos incestuosos por sua irmã (Mary Elizabeth Mastrantonio) – e assume o controle da quadrilha. Em pouco tempo ele ganha mais dinheiro do que jamais sonhou. No entanto ele está na mira dos agentes federais, que o pegam quando ele está “trocando” dinheiro. Mas seu problema pode ser resolvido se ele fizer um “serviço” em Nova York para um grande traficante e pessoas influentes, que podem manipular o poder para ajudá-lo. Porém, a missão toma um rumo inesperado quando, para concretizá-la, ele precisa matar crianças.

 

01 – Poderoso Chefão  - Trilogia (The Godfather Trilogy) – 72/74/90.

godfather

“Primeiro lugar sem dúvida, não só TOP 1 do Al Pacino, mas como uma das melhores  trilogias de todos os tempos”

O Filme é uma obra prima de Coppola. Marcou a carreira de Marlon Brando e Al Pacino nos papeis principais do filme. Baseado no best-seller de Mario Puzo, O Poderoso Chefão é um verdadeiro fenômeno cultural que ultrapassou US$ 100 milhões de arrecadação, contando a história da família Corleone.

 

 

Aproveitem!

 

 

Thiago Oliveira.

 

 

 

 

© 2016 FL Condomínios - Todos os direitos reservados.Web by Citrus7