TARANTINO’S: O DIRETOR QUE MUDOU A CARA DO CINEMA!

tarantino-poster-1

 TARANTINO’S

Hoje é aniversário de um dos maiores diretores da última geração, Quentin Tarantino (Quentin Jerome Tarantino). Nascido em Knoxville nos EUA em 1963, Tarantino alcançou o sucesso rápido com seu estilo próprio, fazendo mix com diálogos inteligentes e violência, muitas vezes de forma irônica.

Tarantino sempre foi um intelecto, ama filmes, suas influencias souberam misturar estilos, como Western Spaghetti, Artes marciais e Terror, o que marcou um estilo próprio e decretou o sucesso imediato de um cineasta que influenciaria muitos outros.

Os Prêmios no cinema:

Oscar

Melhor Roteiro Original

1995 – Pulp Fiction

2012 – Django Unchained ( Django Livre)

 

Globo de Ouro

Melhor Roteiro – Cinema

1995 – Pulp Fiction

2012 – Django Unchained ( Django Livre)

 

Festival de Cannes

Palmas de Ouro

1994 – Pulp Fiction

 

Cesar

Cesar Honorário

2011 – Prêmio Honorário

 

Bafta

Melhor Roteiro Original

1995 – Pulp Fiction

2013 – Django Unchained ( Django Livre)

 

Top filmes

 

09 – Jackie Brown (1997)

Jackie Brown

Novamente Tarantino reuniu um elenco de dar gosto.

Sinopse: Comissária de bordo (Pam Grier) trafica dinheiro para os Estados Unidos, a mando de um vendedor de armas. Quando dois policiais oferecem um acordo para que ela entregue o bandido, a mulher decide dar a volta em todos os envolvidos, com um olho na liberdade e outro numa mala cheia de dinheiro.

O Filme não ganhou prêmios, mas levou Indicações consideráveis.

OSCAR
Indicação
Melhor Ator Coadjuvante - Robert Forster

GLOBO DE OURO
Indicações
Melhor Ator – Comédia/Musical - Samuel L. Jackson
Melhor Atriz – Comédia/Musical - Pam Grier

 

08 – Grindhouse (2007)

Grindhouse

Grindhouse é um filme produzido em parceria  com o quase irmão Robert Rodriguez.

São dois filmes feitos em homenagem aos filmes de horror da década 1970.

Planet Terror – (Planeta Terror  - Robert Rodriguez)

Death Proof  - (A prova de morte – Tarantino)

Curiosidade: No projeto Grindhouse havia uma série de trailers falsos, exibidos entre Planeta Terror e À Prova de Morte. Um deles era o de Machete, que virou longametragem em 2010.

 

07 – Cães de Aluguel (1992)

Caes de aluguel

Sem dúvida foi o filme que abriu as portas para o Tarantino no cinema, o filme não é um dos melhores, mas já dava pra perceber o talento e a forma própria em ele conduzia os personagens na trama em que tudo pode acontecer, característica que se tornaria figurinha carimbada em seus filmes.

Sinopse: Joe Cabot (Lawrence Tierney), um experiente criminoso, reuniu seis bandidos para um grande roubo de diamantes, mas estes seis homens não sabem nada um sobre os outros e cada um utiliza uma cor como codinome. Porém durante o assalto algo saiu errado, pois diversos policiais esperavam no local. Mr. White (Harvey Keitel) levou Mr. Orange (Tim Roth), que na fuga levou um tiro na barriga e morrerá se não tiver logo atendimento médico, para o armazém onde tinha sido combinado que todos se encontrassem. Logo depois chegou Mr. Pink (Steve Buscemi), que está certo que um deles é um policial disfarçado e eles precisam descobrir quem os traiu. Em um clima de acusações mútuas a situação fica cada vez mais insustentável

 

06 – Kill Bill Vol.2 (2004)

Kill Bill vol2

Kill Bill você encontra todos o estilos possíveis, Western, Kung Fu by Bruce Lee, Máfia, o filme é conduzido de forma exagerada nas cenas, com bastante sangue e muitas lutas, tudo propositalmente, o que torna o filme interessantíssimo.

Sinopse: Após ser traída por Bill (David Carradine) e seu antigo grupo, a Noiva assassina (Uma Thurman) fica à beira da morte por 4 anos. Após despertar do coma, ela vai atrás de cada um dos seus antigos companheiros para matá-los. Na segunda parte dessa busca por vingança, a noiva vai continuar sua procura por Bill, atacando os últimos dois sobreviventes do grupo: Budd (Michael Madsen) e Elle Driver (Daryl Hannah). O confronto com seu antigo mestre, e mandante da sua morte, vai revelar novas surpresas para a assassina.

Indicações:

GLOBO DE OURO
2005
Indicações
Melhor Atriz – Drama - Uma Thurman
Melhor Ator Coadjuvante - David Carradine

 

05 – Kill Bill Vol.1 (2003)

Kill Bill vol1

Tarantino sempre revive alguém que está esquecido no cinema, no caso do Kill Bill, foi o Ator David Carradine, veterano no cinema, aliás, trabalhou com o falecido Bruce Lee nas telinhas.

Sinopse: A Noiva (Uma Thurman) é uma perigosa assassina que trabalhava em um grupo, liderado por Bill (David Carradine), composto principalmente por mulheres. Grávida, ela decide escapar dessa vida de violência e decide se casar, mas no dia da cerimônia seus companheiros de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Após cinco anos em coma, ela desperta sem um bebê e com um único desejo: vingança. A Noiva decide procurar, e matar, as cinco pessoas que destruiram o seu futuro, começando pelas perigosas assassinas Vernita Green (Vivica A. Fox) e O-Ren Ishii (Lucy Liu).

Curiosidade: Kill Bill foi inicialmente planejado como um único filme, mas devido à longa duração que teria, o diretor Quentin Tarantino e os produtores da Miramax Films acabaram concordando em dividi-lo em duas partes, com diferença de seis meses entre os lançamentos.

04 – Sin City (2005)

Sin City

Dirigido por Tarantino, Robert Rodriguez e Frank Miller, Sin City é uma adaptação dos quadrinhos (F.Miller). O Filme tem um elenco sensacional e o filme foi fielmente adaptado para as telas.

O tipo de filmagem remete totalmente aos quadrinhos, cores, cenas, tudo para deixar o filme mais perto da realidade dos gibis.

O filme empregou o uso de câmeras digitais de alta definição, tendo os atores atuado em frente a painéis verdes que permitiam que os cenários (assim como elementos secundários, como carros) fossem adicionados depois, na fase de pós-produção. A combinação das duas técnicas fez de Sin City um dos poucos filmes inteiramente digitais. Esta técnica significa também que todo o filme foi inicialmente filmado em cores, e depois convertido para o preto-e-branco de alta qualidade, permitindo deixar as cores somente em certos objetos, como olhos, lábios ou roupas.

Sinopse: Sin City é uma cidade que seduz as pessoas. Nela vivem policiais trapaceiros, mulheres sedutoras e vigilantes desesperados, com alguns estando em busca de vingança e outros em busca de redenção. Um deles é Marv (Mickey Rourke), um lutador de rua durão que sempre levou sua vida a seu modo. Após levar para casa a bela Goldie (Jaime King), ela aparece morta em sua cama. Isto faz com que Marv decida percorrer a cidade em uma jornada pessoal, em busca de vingança. Além dele há Dwight (Clive Owen), um detetive particular que tenta a todo custo deixar seus problemas para trás. Após o assassinato de um policial, Dwight se apresenta para proteger suas amigas, as damas da noite. Há também John Hartigan (Bruce Willis), o último policial honesto da cidade, que restando apenas uma hora para se aposentar se envolve na tentativa de salvar uma jovem de 11 anos das mãos do filho de um senador.

 

03 – Bastardos Inglórios

Bastardos Inglorios

Neste filme, o destaque é a forma irônica que é contada a história de um grupo americano chamados de “Os Bastardos” para caçar e matar todos os nazistas, apesar de violento, o longa te faz dar algumas (Boas) risadas pela forma despojada que é contada, destaque para o Hitler do filme.

Sinopse: 2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.

OSCAR

2010

Melhor Ator Coadjuvante - Christoph Waltz

 

 

02 – Django Livre (2012)

Django

Tarantino depois que entrou no auge, não saiu mais.

Um verdadeiro Western Spaghetti, clara influencia de Tarantino, que é fã do gênero.

O Filme traz  ótimos personagens, marcantes e como sempre, muitos diálogos inteligentes, principalmente do personagem de  Christoph Waltz.

Sinopse: Django (Jamie Foxx) é um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz está em busca dos irmãos assassinos Brittle, e somente Django pode levá-lo a eles. O pouco ortodoxo Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo quando tiver capturado os irmãos Brittle, vivos ou mortos.

Ao realizar seu plano, Schultz libera Django, embora os dois homens decidam continuar juntos. Desta vez, Schultz busca os criminosos mais perigosos do sul dos Estados Unidos com a ajuda de Django. Dotado de um notável talento de caçador, Django tem como objetivo principal encontrar e resgatar Broomhilda (Kerry Washington), sua esposa, que ele não vê desde que ela foi adquirida por outros proprietários, há muitos anos.

A busca de Django e Schultz leva-os a Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), o dono de “Candyland”, uma plantação famosa pelo treinador Ace Woody, que treina os escravos locais para a luta. Ao explorarem o local com identidades falsas, Django e Schultz chamam a atenção de Stephen (Samuel L. Jackson), o escravo de confiança de Candie. Os movimentos dos dois começam a ser traçados, e logo uma perigosa organização fecha o cerco em torno de ambos. Para Django e Schultz conseguirem escapar com Broomhilda, eles terão que escolher entre independência e solidariedade, sacrifício e sobrevivência.

Curiosidade: Leonardo DiCaprio, que vive o vilão Calvin Candie em Django Livre, era a primeira opção de ator para interpretar o antagonista Hans Landa em Bastardos Inglórios (2009). No entanto, o diretor Quentin Tarantino decidiu escalar um ator fluente em alemão.

Oscar 2012

Melhor roteiro original

Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz

 

01 – Pulp Fiction

Pulp_Fiction_cover

“Este é um filme que entra na lista dos melhores de todos os tempos”

Um elenco invejável, personagens que marcam até hoje, um roteiro que dispensa comentários.

Tarantino fez uma obra prima, resgatou o John Travolta, fez um mix de histórias, usou a violência de forma despojada, usou diálogos inteligentes, que todos ainda lembram da conversa sobre o Royale with Cheese e deu ao final do filme um desfecho surpreendente.

Sinopse: Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderosos gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.

Curiosidade: Este foi o segundo filme dirigido por Quentin Tarantino. O primeiro foi Cães de Aluguel (1992).

 

Prêmios e indicações:

OSCAR
Ganhou
1995
Melhor Roteiro Original

Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor
Melhor Ator – John Travolta
Melhor Ator Coadjuvante – Samuel L. Jackson
Melhor Atriz Coadjuvante  – Uma Thurman
Melhor Montagem

GLOBO DE OURO
Ganhou
1995
Melhor Roteiro

Indicações
Melhor Filme – Drama
Melhor Diretor
Melhor Ator – Drama – John Travolta
Melhor Ator Coadjuvante – Samuel L. Jackson
Melhor Atriz Coadjuvante – Uma Thurman

BAFTA
Ganhou
1995
Melhor Ator Coadjuvante – Samuel L. Jackson
Melhor Roteiro – Roger Avary e Quentin Tarantino

Indicações
Melhor Ator – John travolta
Melhor Atriz – Uma Thurman
Melhor Fotografia
Melhor Edição
Melhor Filme
Melhor Som
David Lean Award para Direção

CANNES
Ganhou
1994
Palma de Ouro

CÉSAR
Indicações
1995
Melhor Filme Estrangeiro

MTV MOVIE AWARDS
Ganhou
1995
Melhor Filme
Melhor Sequência de Dança – John Travolta e Uma Thurman

Indicações
Melhor Atriz -Uma Thuman
Melhor Ator – John Travolta
Melhor Dupla – John Travolta e Samuel L. Jackson
Melhor Música – “Girl, You’ll Be a Woman Soon” – Urge Overkill

FESTIVAL DE ESTOCOLMO
Ganhou
1994
Melhor Roteiro
Melhor Ator – John Travolta

 

 

Thiago Oliveira

 

 

 

 

© 2016 FL Condomínios - Todos os direitos reservados.Web by Citrus7