19 de Agosto – Dia Mundial da fotografia. Confira as fotos mais famosas!

 

 

Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de Agosto.

Origem da data

A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837.

Mais tarde, em Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo e a 19 de Agosto do mesmo ano o Governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente “grátis para o mundo”.

Outro processo fotográfico – o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.

 

Aproveitando o dia, vamos selecionar algumas das fotos mais famosas do Mundo!

 

Confira:

 

Einstein mostrando a língua (1951)

2a

Fotografia: Arthur Sasse

Einstein acabara de ser homenageado por seu aniversário de 72 anos. Diante da perseguição dos fotógrafos e repórteres que pediam que fizesse uma pose, mostrou a língua para demonstrar seu descontentamento com o assédio.

 

 

Menina afegã (1984)

3a

Fotografia: Steve McCurry

Sharbat Gula tinha 12 anos quando foi fotografada durante uma reportagem da “National Geographic” sobre a ocupação soviética no Afeganistão. Se tornou uma das fotografias mais conhecidas do mundo. Em 2002, o fotógrafo Steve McCurry, autor da fotografia, reencontrou Gula, então, com 30 anos, numa região remota do Afeganistão. Ela não tinha a menor ideia do impacto que sua foto causou na civilização ocidental.

 

 

Autoimolação (1963)

9A

Fotografia: Malcolm Browne

Em 11 de Junho de 1963 durante uma manifestação na cidade de Saigon, Vietnã, contra a política religiosa do governo, o monge budista vietnamita Thich Quang Duc ateou fogo em seu próprio corpo em um processo de autoimolação. Thich Quang Duc virou um mártir da resistência à guerra na Ásia.

 

 

A guerra de travesseiros dos Beatles (1964)

beatles

Fotografia: Harry Benson

A fotografia mostra os Beatles durante uma guerra de travesseiros em 1964. Foi feita pelo fotógrafo Harry Benson, no hotel George V, em Paris. “Passarão 50 ou 100 anos e os Beatles continuarão ali (…) Eram amáveis e nada presunçosos. E a música era genial. Isso os fazia especiais. Todo mundo gostava deles, e mesmo agora as pessoas gostam deles. Eu poderia ter tirado as melhores fotografias do mundo, mas, se a música não tivesse sido boa, não teria servido para nada”, (Harry Benson, em entrevista à Agência Efe.

 

 

O sorriso do bebê gorila (1999)

Gorilla

Fotografia: David Caird

Fotografia feita em novembro de 1999 mostra um bebê gorila sorrindo e se assustando com o frio do estetoscópio durante um check-up em um hospital do Zoológico de Melbourne, Austrália. O registro do fotógrafo David Caird acabou virando livro, e Yakini, o pequeno gorila, uma celebridade mundial.

 

 

Jesse Owens contra Hitler (1936)

Jesse-Owens

Fotografia: Associated Press

Fotografia feita em 1936 durante os Jogos Olímpicos de Berlim. O atleta norte-americano negro Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro, contrariando o desejo de Hitler de mostrar a supremacia branca. A fotografia da cerimônia de premiação é uma das mais emblemáticas da história do esporte.

 

 

Le petit parisien (1952)

Le-petit-parisien

Fotografia: Willy Ronis

Fotografia feita em 1952 e considerada uma das mais importantes do fotógrafo francês Willy Ronis. Intitulada “Le petit parisien”, mostra um garoto parisiense que corre levando debaixo do braço uma baguete maior do que ele. A fotografia percorreu o mundo como marca da Paris no pós-guerra.

 

 

Marilyn Monroe na Pacific Coast Highway (1945)

Marilyn-Monroe

Fotografia: André de Dienes

Fotografia feita em novembro de 1945 mostra Marilyn Monroe, aos 19 anos, sentada no meio da Pacific Coast Highway, Califórnia, Estados Unidos. Foi o primeiro ensaio da futura diva e atriz Marilyn Monroe. Na fotografia, Marilyn sorri para o fotógrafo André de Dienes, com que viveria um breve romance. “Conforme os minutos passavam, eu me apaixonava mais e mais por Norma Jeane [verdadeiro nome de Marilyn Monroe]”, relata André de Dienes no livro “André de Dienes, Marilyn” — publicado pela Taschen.

 

 

Garota de Ipanema (1960)

Garota de Ipanema

Fotografia: Milan Alram.

Fotografia feita em março de em 1960 pelo fotógrafo francês Milan Alram, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, a garota da foto, Eneida Menezes Paes Pinto Pinheiro (Helô Pinheiro), seria imortalizada por Vinícius de Moraes e Tom Jobim na canção “Garota de Ipanema”, uma das músicas mais executadas no mundo.

 

 

Janis Joplin no Rio de Janeiro (1970)

Janis no RIO

Fotografia: Ricky Ferreira.

Fotografia feita em fevereiro de 1970, na cidade do Rio de Janeiro, onde Janis Joplin passou 10 dias acompanhada pelo pelo fotógrafo Ricky Ferreira e pelo cantor Serguei. “Creio que a viagem ao Brasil não foi uma boa experiência para ela. Foi muito maltratada. Acho que eles pensavam que a superstar Janis Joplin era mais uma das belezas do cenário hollywoodiano”, afirma o fotógrafo.

 

 

Coração do Rei Pelé (1970)

Pele 

Fotografia: Luiz Paulo Machado.

Fotografia feita em 30 de setembro de 1970, durante o jogo Brasil 2 x México 1, no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro. Na imagem, o suor na camiseta de Pelé forma desenho de um coração. A versão que a foto teria sido simulada já foi desmentida dezenas de vezes. “Ainda hoje há quem me pergunte se não foi Photoshop, sempre tenho de explicar que isso nem existia naquela época”, afirma Luiz Paulo Machado.

 

 

Piscada de Senna (1989)

Senna

 Fotografia: Evandro Teixeira.

Fotografia feita em 26 de março de 1989, durante o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Na fotografia, Ayrton Senna pisca o olho para o chefe de equipe da McLaren, Ron Dennis, sinalizando que estava pronto para correr.

 

 

Serra Pelada Gold Mine(1986)

Serra Pelada

Fotografia: Sebastião Salgado

Fotografia feita em abril de 1986, no garimpo de Serra Pelada, no sul do Estado do Pará. Serra Pelada se tornou mundialmente conhecida por ter abrigado a maior corrida do ouro da era moderna, onde foram extraídas, oficialmente, 30 toneladas de ouro.

 

Thiago Oliveira.

 

 

 

© 2016 FL Condomínios - Todos os direitos reservados.Web by Citrus7