Conheça 10 prédios históricos de São Paulo!

 

São Paulo,( sampa para os mais chegados) é uma das cidades que mais tem arranhas céus e consequentemente a cidade recebe muitos turistas para ver as peculiaridades da nossa arquitetura.

 

Confira alguns dos prédios mais importantes da nossa cidade:

 

 

Edifício Guinle

dificioguinle

Considerado o primeiro prédio vertical de São Paulo, e umas das primeiras construções de concreto armado do Brasil, foi projeto pelos arquitetos Hipólito Gustavo Pujol Júnior e Augusto de Toledo. Construído entre 1913 e 1916, a fachada do prédio possui ramos e frutos de café.

 

 Edifício Copan

edcopan

Projetado por Oscar Niemeyer, em 1954, o prédio é um símbolo da arquitetura moderna brasileira. O edifício em forma de “S” teve seu projeto original encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo.

 

Edifício Itália

editalia

É o segundo prédio mais alto do Brasil em altura, com 165 metros e marca da arquitetura verticalizada brasileira. Um dos destaques do prédio é o restaurante que fica no topo, o Terraço Itália, que permite uma visão perfeita da cidade de São Paulo.

 

Tribunal de Justiça

justica

Construído em estilo neoclássico com cunho barroco, o prédiofoi inaugurado em duas datas distintas, nos anos de 1933 e 1942, quando foi concluído o 5º pavimento, destinado a algumas salas de julgamento e gabinetes do Órgão Diretivo do TJSP, sendo tombado pelo Condephaat em 1981.

 

Edifício Martinelli

MARTINELLI – SÃO PAULO (SP) – 17.08.2010 – GERAL – VISTA DO PREDIO MARTINELLI , NA AVENIDA SÃO JOÃO,35. O TERRAÇO NO 26 ANDAR  FOI REFORMADO E VOLTA A RECEBER VISITANTES. FOTO: JOSE CORDEIRO/SPTURIS.

O arquiteto húngaro William Fillinger, da Academia de Belas Artes de Viena, foi o responsável pelo projeto do edifício que teria 12 andares. Entretanto, o empreendedor da obra, Giuseppe Martinelli, tinha a meta de construir 30 andares.  Inaugurado em 1929, na época era o mais alto edifício do mundo fora dos Estados Unidos. A construção possui as três divisões básicas da arquitetura clássica: embasamento, corpo e coroamento.

 

Edifício Matarazzo

mattarazzo

Conhecido como Banespinha, por ter recebido uma das sedes do Banco do Estado de São Paulo até 2003, o edifício foi inaugurado em 1939 com o objetivo de ser a sede das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Projetado pelo arquiteto italiano Marcello Piacentini, é a sede desde 2004, da Prefeitura de São Paulo.

 

Mosteiro São Bento

mosteiro sao bento

mosteiro foi projetado pelo arquiteto Richard Berndl, professor da Universidade de Munique, em 1910. A construção abriga a Basílica Nossa Senhora da Assunção e o Colégio de São Bento.

 

Pateo do Collegio

pateeoo

O local que marca a fundação da cidade de São Paulo, ainda conserva algumas características arquitetônicas do século XVI. A construção abriga o Museu e a Capela Padre Anchieta, com uma coleção de cerca de 700 objetos, muitos pertencentes à antiga igreja e Colégio dos Jesuítas

 

Theatro Municipal

theatro

Theatro Municipal possui a decoração mais rica de São Paulo, com pinturas em ouro e majestosas escadarias. O monumento foi projetado em 1903 pelos arquitetos Domiziano Rossi e Cláudio Rossi do Escritório Técnico Ramos de Azevedo. Foi inaugurado em 1911 e recebeu a Semana de Arte Moderna de 1922.

 

 

Thiago Oliveira

Fonte: Guia da Semana

 

 

 

© 2016 FL Condomínios - Todos os direitos reservados.Web by Citrus7