12 Sopas para você saborear nesse Friozinho!

 

Parece que o frio já deu o ar da graça! Hoje (21/05) o termômetro bateu 8º graus na parte da manhã!

Aproveitando, a FL vai ter algumas dicas de Sopas para esquentar nesse friozinho!

 

1 – SOPA DE ERVILHA

Sopa de ervilha

Ingredientes: 1 colher (sopa) azeite; 2 dentes de alho picado; 1 cebola bem picadinha; 1 cenoura grande (em cubos), 1/2 xícara de aipo picado; 1 batata pequena (em cubos). 2 xícaras Caldo de legumes (de preferência caseiro); 2 xícaras de água; 1 xícara de ervilhas; sal e pimenta do reino moída.

Modo de Preparo: Aqueça o azeite em 1 panela grande. Refogue o alho, cebola, cenoura e aipo por 5 minutos, até ficarem macios. Adicione batata, caldo de carne, água e ervilhas secas. Tempere com o sal (pouco!) e a pimenta. Deixe ferver, reduza o fogo, tampe e cozinhe por 45 minutos. Permita a sopa esfriar um pouco. Transfira para o liquidificador e bata até ficar homogêneo.

 

2 – SOPA CREME DE BRÓCOLIS

Sopa de brocolis

Ingredientes: 1 colher de azeite, 1 cebola média picadinha, 1 maço grande de brócolis picado, 4 xícaras de caldo de legumes, 1/2 xícara de aipo, 3 dentes de alho picado, 2 xícaras de água, sal, pimenta do reino, salsa picada, ricota light para finalizar.

Modo de preparo: Refogue a cebola, alho e aipo no azeite. Acrescente o brócolis, o caldo e a água. Tempere com sal e pimenta. Abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 10 minutos. Espere amornar e processe. Finalize com salsa picada e ricota.

 

3 - SOPA DE ABOBORA, COUVE E GENGIBRE

701abobora

Ingredientes: 1/2 colher de óleo de canola, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados, 1kg abóbora descascada em cubos, 4 xícaras de água, sal, pimenta do reino, noz moscada, gengibre ralado, salsa, 4 folhas de couve picadas finamente.

Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho. Acrescente a abóbora. Adicione a água e tempere com sal e pimenta. Cozinhe por 30 minutos. Acrescente uma “pitada” de gengibre, processe a sopa, tempere com a noz moscada. Finalize com a salsa picadinha e a couve.

 

4 – SOPA VERDE

Sopa verde

Ingredientes: 2 inhames médios em cubos, 1 abobrinha média em cubos, 3 dentes de alho picadinhos, 2 cebolas médias picadinhas, 1 folha de couve em tiras largas, azeite, sal, pimenta do reino, tomilho, água.

Modo de preparo: Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente os legumes e deixe uns minutos. Tempere com sal e pimenta. Cubra com água. Cozinhe com o tomilho, até tudo estar macio. Bata no liquidificador. Sirva quente.

 

5 – SOPA DE MANDIOQUINHA COM MÚSCULO

Sopa de mandioquinha com musculo

Ingredientes: 350g de músculo ou paleta em cubos pequenos, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 litro de água, 1 folha de louro, 3 xícaras (chá) de mandioquinha em cubos, 2 xícaras de cenoura em rodelas, sal, pimenta, 1 cebola grande picadinha, 2 dentes de alho picados, cebolinha.

Modo de preparo: Aqueça o óleo, coloque a carne temperada com sal e deixe dourar. Acrescente a cebola e o alho, refogue. Adicione o louro, a mandioquinha, cenoura e tempere com sal e pimenta. Cubra com água e deixe cozinhar. Finalize com a cebolinha.

 

 6 – SOPA DE MACARRÃO COM LEGUMES

Sopa de macarrao com legumes

Ingredientes: 1 cebola média picada, 2 dentes de alho amassados, 250g de carne bovina, 1 tomate picadinho sem sementes, 2 batatas em cubos, 1 cenoura em cubos, 2 mandioquinhas em cubos, 1 xícara de ervilha, 2 xícaras macarrão, sal, pimenta, salsa picadinha, água, 1 folha de louro.

Modo de preparo: Doure a carne temperada no óleo, refogue o alho e a cebola. Acrescente o tomate e os legumes. Junte a água e o louro, tempere e deixe cozinhar. Quando tudo estiver macio, acrescente o macarrão (veja se a água é suficiente). Acerte os temperos, finalize com salsa.

7 - SOPA DE COGUMELOS

Sopa de cogumelo

Ingredientes: 2 batatas grandes em cubos, .6 xícaras (chá) de caldo de legumes, 1 xícara (chá) de vinho branco seco, 250 g de cogumelos frescos, 2 dentes de alho amassados, 4 colheres (sopa) de azeite, salsa, sal, pimenta do reino e noz moscada, 1 cebola em cubos.

Modo de preparo: Refogue o alho e a batata. Cozinhe no caldo de legumes com um pouco de sal. Processe essa base. Refogue a cebola, acrescente os cogumelos e o vinho branco. Deixe evaporar. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Junte com a batata batida, e finalize com salsa picada.

 

8 – CANJA

Canja

Ingredientes: 1 colher óleo, 1 litro de água, 3 dentes de alho amassado, 1 cenoura em cubos, 1/2 xícara de arroz, 1/2 kg peito de frango, 1 cebola em cubos, salsa a gosto, sal, pimenta do reino, 1 folha de louro.

Modo de preparo: Refogar parte do alho e a cebola no óleo. Juntar o frango com a água, sal e a folha de louro. Cozinhe. Coe, mas não descarte o líquido! Desfie o frango. Refogue a parte restante do alho e cebola, acrescente a cenoura, o arroz, tempere com sal e pimenta e junte o líquido reservado com o granfo desfiado. Finalize com a salsa.

 

9 – SOPA DE FEIJÃO

Sopa de feijao

ingredientes: 300 g de feijão (tipo carioca), 2 litros de água quente, 3 colheres de sopa de azeite, 1 cebola média cortada em cubos pequenos, 1 dente de alho grande picado, 200 g de carne magra (tipo músculo) cortada em cubos pequenos, ½ cenoura cortada em cubos pequenos, ½ chuchu cortado em cubos pequenos, ½ abobrinha (tipo brasileira) cortada em cubos pequenos, sal, salsa.

Modo de preparo: Em um recipiente deixe o feijão de molho em 1 litro de água quente por 30 minutos. Despeje o feijão com a água em uma panela de pressão, acrescente mais 1 litro de água quente e deixe cozinhar por aproximadamente 35 minutos ou até que esteja bem cozido. No liquidificador bata metade dos grãos, volte para a panela e reserve. Em outra panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho adicione a carne, e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Em seguida cozinhe os legumes até ficarem macios. Acrescente a carne com os legumes cozidos ao feijão, adicione o sal, misture e deixe ferver. Finalize com salsa picada.

10 – SOPA DE INHAME E ESPINAFRE:

Sopa Inhame espinafre

Ingredientes: 5 inhames médios, 1 xícara de chá de espinafre picadinho, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de linhaça dourada, 1 colher (café) cubinhos de gengibre, sal, tomilho e alecrim, água, 1 colher de óleo de canola.

Modo de Preparo: Refogue a cebola e o alho, acrescente a água, o inhame (sem a casca) e o gengibre. Deixe cozinhar até inhame ficar bem macio. Amasse o inhame na própria água de cozimento, com auxílio de um garfo ou espremedor de batatas. Acrescente o espinafre, acerte o sal e ferva por mais 2 minutos, até as folhas amolecerem. Coloque a  linhaça e sirva.

 

11 – SOPA DE MANDIOCA COM LINGUIÇA

Sopa de Mandioca com linguica

370g de aipim /mandioca fresca
1 colher de sobremesa de manteiga
1 colher de sobremesa de azeite de oliva
1 a 2 linguiças ( fica a seu gosto)
2 cebolas médias
3 colheres de cafezinho de sal
1 litro de água frevendo

1 – Lave, descasque as cebolas e corte-as em rodelas bem finas, coloque na panela com a manteiga e o azeite e deixe em fogo médio até que comecem a dourar.

2 – Enquanto isso, descasque, lave o aipim, e corte-os em cubos pequenos, veja no filme e reserve.
3 – Coloque a água para ferver.
4 – Quando a cebola começar a ficar ligeiramente dourada acrescente o aimpim e deixe no fogo por 5 a 7 minutos, ele vai começar a ficar amarelado, e em seguida acrescente a água fervendo, o sal, tampe a panela e deixe cozinhar até que o aipim/mandioca esteja cozido.
5 – Enquanto o aipim cozinha, corte em rodelas finas a linguiça e coloque numa panela em ascenda o fogo baixo/médio até que fique dourada. Retire-as e coloque em papel toalha para escorrer a gordura. Reserve.
6 – Depois do aipim bem cozido, espere a sopa esfriar, bata no liquidificador e passe na peneira (bati ainda quente, pois o copo do liquidificador é de vidro), veja no filme.
7 – Volte a panela e acrescente as rodas de linguiça. Se achar que a sopa esta grossa, acrescente mais uma concha de água , mexa. Sirva quente.

 

12 – SOPA DE MANDIOQUINHA COM GENGIBRE

Mandioquinha com gengibre

Sopa de Mandioquinha com Gengibre

(para 2 pessoas)
Ingredientes:
4 mandioquinhas (batata baroa) grandes descascadas e cortadas em pedaços grandes
1 litro de caldo de legumes (ou 1 cubo/saquinho dissolvido em água)
1 colher de chá de gengibre descascado e ralado
1 dente de alho bem picado
1 fio de azeite
pimenta moída a gosto
sal a gosto
grissinis ou torradas para servir
Modo de Preparo: Numa panela acomode os pedaços de mandioquinha e cubra com o caldo de legumes. Cozinhe em fogo alto até ferver e depois reduza para fogo baixo, adicione o alho e o gengibre e deixe cozinhando por 30 minutos. Ao final desse tempo os pedaços terão quase se desmanchado, então desligue o fogo e bata a sopa dentro da panela mesmo com um mixer se gostar dela mais líquida ou sirva com os pedaços se gostar dela mais consistente. Ajuste o sal se for necessário, finalize com um fio de azeite e pimenta moída. Sirva bem quente com grissinis ou torradas.
Tenham um bom apetite! 
Thiago Oliveira

© 2016 FL Condomínios - Todos os direitos reservados.Web by Citrus7