10 dicas sustentáveis para sua casa!

 

Com as demandas energéticas cada vez mais crescentes e a constante deterioração do meio ambiente, há uma série de atitudes que podemos tomar para tornar nossa casa sustentável, economizando dinheiro e consequentemente preservando a natureza. Separamos aqui 10 dicas para que você tenha um lar muito mais amigo do meio ambiente — atitudes simples que podem gerar grandes mudanças.

Acompanhe!

 

1. Solicite suas contas e boletos online

boleto-facil-1

Hoje em dia, vivemos em uma completa era digital em que é possível conversar com alguém distante, fazer compras sem sair de casa e até mesmo pagar as contas e boletos do dia a dia pelo smartphone. Quando você troca as faturas de suas despesas em papel pelo método online, você evita o desperdício e poupa muitas árvores.

O mesmo vale para assinaturas de revistas, boletins de desconto e similares. Quanto menos você contribui para a geração de lixo, mais você ajuda o meio ambiente.

 

2. Invista em lâmpadas de LED

led lampadas

A iluminação em LED é sem dúvida um dos maiores saltos tecnológicos dos últimos tempos. Isso porque, além de suas inúmeras vantagens no que diz respeito à longevidade, capacidade luminosa e consumo energético se comparada aos outros tipos de lâmpada, elas também são mais sustentáveis.

Uma simples lâmpada de LED consome em torno de 8 watts para atingir a mesma emissão de uma incandescente, que necessitaria de pelo menos 60 watts. Sem contar que os LEDs não contêm metais pesados que acabariam contaminando florestas e rios em seu descarte inadequado.

 

3. Recicle

kisspng-recycling-symbol-computer-icons-reuse-recycle-5ab707e6763a21.4393895715219445504843

Ao reciclar de maneira diligente e adequada, você ajuda e muito a minimizar os problemas dos aterros sanitários. Pense em todas as toxinas que estão indo para a natureza a cada dia e use isso como motivação para separar, classificar e reciclar seu lixo doméstico nos locais apropriados.

Por mais que o processo ainda demande altos níveis energéticos e enfrente problemas de logística em nosso país, o benefício ainda é superior do que utilizar apenas um meio de despejo de todo o lixo produzido diariamente.

 

4. Construa uma caixa de compostagem

Composteira-Plastica-Tramontina-250-litros-Solucoes-Sustentaveis

Hoje em dia, a maior parte da população que recicla seu lixo o faz somente para determinados produtos não orgânicos, sendo que a reciclagem da parte orgânica (também chamada de compostagem) é uma ótima maneira de deixar nossa casa sustentável.

O processo permite que parte dos resíduos orgânicos seja transformada em compostos para fertilização de plantas. É uma prática simples e que requer um baixo investimento, sendo necessário apenas alguns materiais como madeira ou plástico e um pouco de dedicação. Com isso, a minimização da sobrecarga dos lixões e redução de gás metano na atmosfera é bastante significativa.

 

5. Opte pelos produtos de limpeza naturais e biodegradáveis

produtos

Nosso arsenal de produtos de limpeza pode ser capaz de tirar as manchas mais difíceis e deixar nossos utensílios brilhando, mas, ao mesmo tempo, eles estão lentamente prejudicando a nossa saúde e a natureza ao nosso redor. A maioria desses agentes têm em sua composição substâncias que são dificilmente degradadas e que promovem altos níveis de poluição.

Ao optar por produtos de limpeza naturais e biodegradáveis, você não só garante a mesma eficiência de limpeza como também uma degradação mais rápida e, consequentemente, menos danos ecológicos. Hoje em dia, já existem disponíveis no mercado produtos que vão desde detergentes e desengordurantes, até limpa-vidro e tira-manchas.

 

6. Reutilize a água da chuva

Economia de Agua

Outra atitude simples e que tem um impacto profundo na sustentabilidade é a coleta e reuso da água da chuva. Existem diversos sistemas para captar essa água, que geralmente não é aproveitada. Eles são compostos por um filtro, um reservatório e uma bomba instalados junto às calhas. Porém, há também os modelos mais simples que utilizam galões colocados em posições estratégicas.

Por mais que essa água não seja potável, ela pode ser utilizada em diversas tarefas domésticas e funções como irrigação das plantas, limpeza, descarga, entre outras. Além de ajudar a natureza, você economiza no bolso!

 

7. Capte energia solar

energia solar

Além da água da chuva, outro recurso renovável que pode ser aproveitado é a energia solar. Com ela, você tem uma boa solução para suprir parte da energia consumida e uma forma de obtenção muito mais limpa e amiga do meio ambiente.

Os equipamentos utilizados nessa captação são compostos por placas fotovoltaicas de silício cristalino, controladores de carga, inversores e baterias estacionárias. O investimento pode ser um pouco alto, mas o custo-benefício a longo prazo é imenso.

 

8. Use tintas ecológicas para uma casa sustentável

TintaEco

Quando chegar o momento de dar aquela renovada na casa, use as tintas ecológicas para a pintura das paredes. Elas nada mais são que tintas formuladas com matérias-primas naturais, ou seja, sem compostos sintéticos ou componentes derivados do petróleo.

Seu principal fator sustentável está na não-liberação de compostos voláteis que são agressivos à camada de ozônio. Além disso, a maioria utiliza água como base, facilitando a pintura, não deixando fortes odores e criando um visual bastante agradável.

 

9. Construa um telhado verde

Telhado verde

Os chamados telhados verdes surgiram há alguns anos e se tornaram uma tendência. Isso porque, além de bonitos, eles contribuem consideravelmente para a qualidade ambiental urbana. Eles podem ser compostos por vegetações gramíneas ou pequenos arbustos, sendo instalados nos telhados ou em lajes de concreto.

As principais vantagens é que eles absorvem parte da radiação solar (reduzindo as ilhas de calor), melhoram o isolamento térmico interno (levando a temperaturas mais suaves para os proprietários), propiciam um bom isolamento acústico e reduzem a poluição atmosférica. Além de tudo, os valores para construção desses telhados estão cada vez mais acessíveis.

 

10. Instale janelas de alta vedação

109-e1455708770979

As janelas de alta vedação, que geralmente possuem dois ou três vidros, são componentes fundamentais para assegurar um bom isolamento térmico e acústico de uma casa, aumentando, assim, sua eficiência energética. No inverno, por exemplo, essas camadas previnem que o ambiente esfrie com qualquer fresta. O mesmo vale para o verão, pois essa dupla ou tripla vedação impede que os espaços tornem-se quentes demais.

É importante observar as condições locais de exposição ao vento para que os materiais empregados nas esquadrias sejam apropriados.

Quando o assunto é deixar nossa casa sustentável e contribuir para a preservação de algo tão precioso como o meio ambiente, adotar novos hábitos e investir em pequenas mudanças é essencial. Esperamos que esse artigo te motive a ser a mudança que o mundo precisa.

 

 

Fonte: Biowash

 

© 2016 FL Condomínios - Todos os direitos reservados.Web by Citrus7